segunda-feira, maio 22, 2017

Projeto Boquinhas - Reunião com os Pais

A alfabetização de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) continua sendo um desafio para muitos dos educadores, os quais muitas vezes se dizem despreparados quanto ao uso de estratégias de flexibilização ou práticas pedagógicas inclusivas.
Educandos com comprometimentos biológicos e funcionais, como nas dislexias e deficiência intelectual tendem a uma maior vulnerabilidade ao fracasso escolar no que se refere ao processo de aquisição da leitura e escrita, pois apresentam prejuízos em seu desenvolvimento metacognitivo, além de maiores dificuldades nas habilidades de abstração, generalização e memória, o que pode levar muitas dessas crianças a chegarem na idade adulta sem essa aprendizagem garantida.
Nesse contexto criou-se o projeto “Vendo, ouvindo e sentindo letras”, que tem como base uma proposta multissensorial, conhecida como “método das boquinhas”, voltada a atender as dificuldades na alfabetização e de fala desses educandos, através da compreensão e utilização do princípio alfabético da língua portuguesa. O projeto é desenvolvido em grupo e é operacionalizado por fonoaudiólogas.
No dia 18 de maio realizamos um encontro com os pais dos educandos pertencentes ao grupo, com a finalidade de esclarecer a metodologia, fornecer orientações sobre como ajudar seus filhos em casa e acima de tudo aproximá-los da proposta de atendimento do projeto fonoaudiólogo. Teve-se a intenção de estimular na família, um ambiente seguro, de apoio e afetividade aos filhos frente às dificuldades durante o percurso de aprendizagem.
Acreditamos que a compreensão e a afetividade por parte da família, bem como uma autoestima saudável funciona como um motor que impulsiona a aprendizagem.

Equipe Fonoaudiologia.

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